segunda-feira, 29 de novembro de 2010

É Natal!


Tradicionalmente em qualquer família do mundo quando dezembro se aproxima, as decorações mudam, O humor muda, as propagandas de supermercados mudam, e como não poderia ser diferente a DBC muda também.

É tempo de natal na DBC! Confira nas fotos a nossa decoração!

Decoração de Natal 2010

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sementes plantadas


Nesta semana, a DBC participou do programa “Empresário Sombra”, contando com a visita de jovens que sonham em conhecer o mercado corporativo, não apenas na teoria, mas querem conhecer na prática o que se faz e como se faz.

Vimos que estes jovens são sementes plantadas hoje, para serem colhidas em 4 ou 5 anos e, para que isso ocorra, nós tentamos propiciar e até mesmo ensinar, o modo assertivo como as coisas devem acontecer, mantendo os valores e princípios éticos, para que a próxima geração faça mais e melhor que a atual geração Y.

O projeto em questão foi pensado e idealizado pela Junior Achievement e se chama “Empresário Sombra” e tem a missão de criar o contato do jovem com a profissão que ele deseja exercer. Estes jovens têm idade entre 14 e 16 anos e cursam o ensino médio.
Para maiores detalhes acesse: http://www.jars.org.br/rs/index.php?option=com_programas&Itemid=102&menu_pai=71&tipo=3&task=detalhes&id=38).

Nossos “sombras” acompanharam o dia-a-dia de alguns gestores em três áreas na empresa. Passaram o dia conhecendo e vendo como se gerencia um projeto, como se gerencia um mapa de alocações e como funciona o caixa da empresa, entre outros assuntos.

Para a “sombra“ Rochelle, que passou o dia ao lado de Jorge Flor, o trabalho começou em ritmo acelerado, com 3 dailly meetings e 1 reunião com cliente. “Rochelle mostrou-se sempre atenta e muito interessada em conhecer cada detalhe do gerenciamento de projetos, mesmo querendo exercer a profissão de administradora financeira, não deixou passar a oportunidade de conhecer melhor outra profissão.” – diz Jorge Flor, gerente de projetos na DBC. No começo da tarde, ela fez uma visita ao setor financeiro da empresa e acompanhou o trabalho de Márcia Lacerda e Thais. Com elas, a jovem viu na prática como se cuida do lado financeiro da empresa.

Apesar da expectativa de Giulia em conhecer mais profundamente a área de RH, ela não deixou escapar a oportunidade de conhecer na prática como funciona o dia–a-dia de trabalho de uma organização, mesmo sendo em outra área de atuação. Giulia conheceu o funcionamento de uma Fábrica de Software, passando pelo planejamento e alocação das equipes até as avaliações de desempenho, tendo uma ênfase maior na Gestão de Pessoas. Giulia também teve uma rápida palestra com Tuanni e Tamara, explicando o processo de Recursos Humanos na DBC. “Giulia demonstrou grande habilidade de comunicação, foco e aprenzidado rápido, além de já saber posicionar-se sobre seus objetivos e interesses, apesar da idade jovem” – diz Diego Moschetta, gerente de projetos da DBC.

A “sombra” Carla Abelaira, passou o dia em reuniões pela empresa, com o Gerente de Projetos Jair Viegas. Participou da reunião diária do time: Portal do Atleta e conheceu toda a metodologia utilizada neste projeto. Carla conheceu outros setores da empresa, administrativo e comercial. Ao final do dia, participou de uma reunião com um dos diretores da DBC, Renato Turk Faria.
“A Carla tinha curiosidade em todas as tarefas executadas por mim e pelo restante da equipe.” – Salienta Jair Viegas.

Parabenizamos as jovens Rochelle Nardi, Giulia Dutra, Carla Abelaira e desejamos que em um futuro muito próximo, tenhamos a honra de trabalhar ao lado de vocês. Torcemos para que vocês superem nossos limites, fazendo mais e melhor e, que um dia propiciem a novos jovens a oportunidade que tiveram hoje.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Comunicação Diária


Uma das práticas mais eficientes, ao meu ver, nas metodologias ágeis são as reuniões diárias. Não que as reuniões de equipe, planejadas nos métodos tradicionais, sejam ruins, mas elas focam o lado planejado do projeto, ou seja, focam em saber qual a porcentagem de trabalho que o requisito está finalizado.
Olhando pelo ponto de vista planejado (gerencial) isto é ótimo, pois sabemos, numa visão teórica, onde o projeto se encontra. Vamos olhar com um olhar realista e interpessoal. Como um desenvolvedor vai saber qual a porcentagem de trabalho concluído da tarefa?

Não tem uma fórmula exata para isto. Não é como pegar {((Dia / Mês) * Valor Agregado) / Produtividade }. Talvez a melhor forma de obter esta informação no MS Project seja através do campo ‘Duração restante’, mas, mesmo assim, falta utilizar a comunicação entre todos. Falta, principalmente, criar o instinto de equipe, pois sabendo da dificuldade de cada um, saberemos onde está parado e poderemos parar nossa tarefa para estender a mão e ajudar.

Isto é sentido de equipe! É isto que focamos todas as manhãs. Destinamos os tradicionais 15 minutos para falar sobre o projeto, dificuldades, empecílios e/ou qualquer outra coisa relacionada ao projeto.
Nossos ganhos têm sido visíveis, todos se sentem mais valorizadas e, principalmente, sabem que são extremamente importantes para o projeto, pois juntos formamos um time.


Escrito por: Jorge Flor - Gerente de Projetos